quarta-feira, 4 de março de 2009

Sífilis do Meio Dia


Foto 1: 1966 National Books Awards. Winners: James Dickey, Katherine Anne Porter, Janet Falnner e, de banho tomado, Muddy F. Fields ( pela novela "Negros out of Tulsa").

Foto2: Katehrine Anne Porter em frente a uma das propriedades de Muddy Fields, onde a escritora teria contraído a sífilis.


Muddy F. Fields foi um conquistador em vários sentidos. Como Pelé, “um índio escurecido que sabe chutar um couro” (Muddy teria dito certa vez), que teve em sua alcova artistas consagradas da nossa maravilhosa MPB, tais como Xuxa e Gal Costa, Mr Fields também andou valorizando seu passe. Entre outras tantas conquistas, o famigerado antropólogo-alemãozão-americano, acabou por conseguir fazer muito amor carnal em Katherine Anne Porter (1890-1980), a brilhante “escritor-mulher-desocupada”, como dizia Muddy, autora da novela curta que deu origem a um dos filmes mais cults de Sam Peckinpah, feito originalmente para a televisão: Noon Wine, estrelado por Jason Robards e Olivia de Havilland. Refilmado em 1985 por Michael Fields (o sobrenome do diretor não é mera coincidência. Logo postaremos mais sobre o cineasta.). A novela, publicada em 1937, para quem já teve o prazer de ler, pode muito bem ter sido baseada em fatos reais ou algo assim, já que no texto um homem arrebenta a cabeça de outro com um machado, pratica corriqueira na vida do Coronel Fields.


Katherine Anne Porter nasceu em 15 de maio de 1890 em Indian Creek no Texas e morreu em 18 de setembro de 1980 em em Silver Spring, Maryland. Foi jornalista, ensaísta, romancista e ativista política americana galardoada com o prêmio Pulitzer. Conhecida por sua agudeza de espírito, suas obras lidam com temas sombrios tais como traição, morte e a origem do mal humano. Sua convivência com Muddy Fields é obscura. Por que e como teria se envolvido com o bugreiro do oeste paulista é coisa que poucos conseguem entender. A escritora teria contraído a sífilis na mesma época em que nosso matador de índios também era portador da doença. Talvez o contato com Fields explique uma de suas frases mais conhecidas e enigmáticas: “O mal desencadeia uma luta terrível. E ele sempre vence no final”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário